Publicidade

Escolas estaduais de Alagoas são destaque no Encontro de Astronomia do Nordeste

Evento atraiu apaixonados pela astronomia de toda a região para a Ufal e Ifal Satuba

22/06/2026 às 10h50
Por: Redação Fonte: Secom Alagoas
Compartilhe:
Encontro teve programação diversificada - Ascom Eane e cortesia
Encontro teve programação diversificada - Ascom Eane e cortesia
Ana Paula Lins e Nalu Ambrózio / Ascom Seduc

As escolas estaduais foram destaque no 24º Encontro de Astronomia do Nordeste (Eane) com premiação e apresentação de trabalhos. O evento atraiu apaixonados pela astronomia de todo o Nordeste para atividades no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Satuba e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na Copa Mundaú de Foguetes, realizada na Ufal e uma das principais atrações do encontro, as escolas estaduais dominaram a premiação do Nível 4, que corresponde ao ensino médio. A Escola Estadual de Tempo Integral Professora Benedita Maria Rufino Chagas, de Murici, foi a campeã da copa registrando os dois melhores lançamentos – 297 e 261 metros – com a equipe Biu Cosmos, e empatando com o Ifal Satuba na primeira colocação. As escolas estaduais Professora Claudizete Lima Eleutério, de Rio Largo, e Monsenhor Clóvis Duarte de Barros dividiram o segundo lugar com lançamentos de, respectivamente, de 112, 60 e 150 metros. A Escola Claudizete conseguiu também uma Menção Honrosa na competição.

Continua após a publicidade

Acompanhe o CNW Notícias no Instagram

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo com atualizações rápidas, vídeos e conteúdos exclusivos direto no seu feed.

Seguir agora

A conquista da Copa Mundaú teve sabor especial para a equipe Biu Cosmos que, duas semanas antes, também havia conquistado, pelo segundo ano consecutivo, a Copa Nordeste de Foguetes. “Foi um desafio enorme. Em uma competição com 36 inscritos, levamos duas equipes, uma mais experiente e outra iniciante”, destacou o professor Antônio Barbosa, que coordena a equipe.

“Também precisamos nos reinventar pois, ao contrário do que estávamos acostumados, os foguetes a serem lançados eram de garrafas pet de 2 litros, não de 1,5 litros. Tivemos que montar um protótipo do zero em menos de uma semana e conseguimos dois lançamentos muito bons”, explicou.

Os estudantes festejaram a conquista. “Foi uma experiência muito positiva para nós, que exigiu dedicação e superação e nos levou a crescer enquanto equipe”, disse Guylherme Kauã Barros, da 1ª série do ensino médio. “Nunca vi nada parecido com a Copa Mundaú, aprendemos bastante”, completou o veterano Frank Bonfim, aluno da 3ª série do ensino médio.



Clubes de astronomia

Os clubes de astronomia da rede estadual também expuseram suas ações durante o encontro. De Campo Alegre, a Escola Estadual Dom Constantino Luers se fez presente com o clube “Constelados”, sob a coordenação do professor Jonatas Sena.

“Foi a nossa primeira vez no Eane, e tivemos três dias de muito aprendizado e troca de experiências”, contou o professor.

De Maceió, a Escola Estadual Dr. Rodriguez de Melo também levou a experiência do clube Scorpius e do projeto Desvendando o Céu de Alagoas, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), e promove ações de observação astronômica e educação científica junto a estudantes de escolas públicas do entorno da Lagoa Mundaú.

“Nosso clube está consolidado e, pelo terceiro ano consecutivo, tivemos o nosso projeto ‘Desvendando o céu de Alagoas’ contemplado pelo Pibic Jr. Participar do Eane foi gratificante, pois se trata de um evento significativo para a Educação e que permite a interação entre jovens de toda a região por meio da astronomia”, avaliou o professor Emanuel Cunha, que coordena o clube e o projeto de pesquisa.



Referência

Apoiando a organização do evento, o Observatório Genival Leite e Lima (OAGLL), localizado no Cepa, em Maceió, consolidou sua missão como referência na divulgação da astronomia em Alagoas, levando exposições sobre o seu patrono Genival Leite e Lima – pioneiro da divulgação astronômica no estado e fundador do primeiro observatório de Alagoas, o Formahault, que funcionava na sua casa – e sobre a história do OAGLL, que este ano completou 17 anos de existência.

“O Eane reuniu apaixonados pela astronomia de todo o Nordeste e, pela sétima vez, aconteceu em Alagoas. Participamos de um pouco de tudo: levamos os alunos bolsistas do Programa Professor Mentor das escolas estaduais Afrânio Lages, Princesa Isabel e Moreira e Silva para o ‘EANE na Escola’, evento realizado no IFAL Satuba, participamos de palestras, minicursos e expusemos pôsteres sobre nosso patrono Genival Leite e Lima e sobre os 17 anos do observatório e também tivemos um palestra da diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da Seduc, Juliana Amorim, sobre astronomia e arte”, relatou o professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL e integrante da comissão organizadora do EANE.

Próximas edições

O Eane já tem definidas as sedes das edições dos próximos três anos: em 2027, o encontro será realizado no Recife (PE), enquanto em 2028 será a vez de Teresina, no Piauí. Por fim, o 27º encon, previsto para 2029, está programado para o município de Acaraú, no Ceará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lucas do Rio Verde, MT
28°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 31°

29° Sensação
3km/h Vento
54% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
07h05 Nascer do sol
18h26 Pôr do sol
Ter 31° 20°
Qua 29° 19°
Qui 32° 17°
Sex 32° 18°
Sáb 34° 19°
Atualizado às 10h09
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,14 -0,28%
Euro
R$ 5,88 -0,49%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 353,496,16 +2,85%
Ibovespa
169,928,16 pts 0.95%
Publicidade
Publicidade